Você sabia que nem todo aço é igual?
Aço não é um material original, é uma liga metálica, ou seja, aço é uma denominação genérica para várias diferentes combinações de metais de acordo com o uso pretendido.
O aço é predominantemente composto por ferro, até 98%, e a combinação com outros elementos como carbono, magnésio, cromo, vanádio, tungstênio, níquel, cromo e molibdênio faz as características da liga resultante mudarem bastante.
Outros elementos químicos como enxofre e fósforo podem agregar-se à liga durante o processo de fabricação, mas estes são considerados impurezas que comprometem o produto final.
Os escapamentos Foco Racing são produzidos com um aço muito especial, o 304 Inox. Este aço tem aproximadamente 18% de cromo e 8% de níquel combinados com ferro.
Por ter tanto cromo, uma fina camada impermeável forma-se na superfície da liga metálica tornando-a inoxidável, ou seja, mais resistente à ferrugem, que é uma oxidação (combinação com oxigênio) do ferro que compromete muito a sua vida útil, e ainda dá um acabamento bem mais bonito e de melhor manutenção por polimento.
Este é um dos diferenciais dos escapamentos Foco Racing, pois se empregasse aço carbono, que é mais barato, mas que é uma liga metálica que contém apenas ferro e carbono, este último com concentrações de 0,3% até pouco mais de 2%, seria um escapamento altamente suscetível à ferrugem.
Lembremo-nos que a gasolina no Brasil contém, por efeito de lei, 27% de etanol, que é um álcool bem mais corrosivo do que a gasolina pura e que após o processo de funcionamento do motor é formada água por condensação e é por isso que vemos sair aquelas gotículas ou, às vezes, pequenos jatos de água quando o motor passa a funcionar logo depois de dada a partida. A água também é um composto químico que causa ferrugem. Portanto, escapamentos que não são produzidos com aço inox 304 são muito frágeis e suscetíveis à ferrugem, tendo vida útil muito mais curta enquanto os escapamentos Foco Racing permanecem intactos.
Os escapamentos Foco Racing são de nível superior, fabricados artesanalmente um a um com muito esmero, cuidado, técnicas modernas e matérias de alta qualidade que são os mais apropriados para o uso off-road, sendo mais duráveis e bonitos.
Texto: Jaime Nazário